Guia para a realização profissional: Passo a passo para não trabalhar apenas para pagar contas.

post1
vistephan

vistephan

Especialista em PODER PESSOAL, com 15 anos de estudos aprofundados na área do desenvolvimento humano com os maiores especialistas nacionais e internacionais.

Se você está se sentindo desmotivado(a) no seu emprego, saiba que de acordo com uma pesquisa realizada em 21 estados, no ano passado, por Fredy Machado, autor do livro “é possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional”, cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos.

Desse percentual, 36,52% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam, e 64,24% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes.

Essa estatística é bem alarmante. Por esse motivo, profissionais assim como eu têm se preocupado em encontrar meios de tornar a sua vida profissional mais feliz.

Mantenha a calma que eu irei te ajudar!

Embora você possa se entristecer por se ver dentro desta estatística, eu te entendo, porque há alguns anos atrás eu também fiz parte dela.

Minha proposta aqui é te ensinar o que aprendi, executei e FUNCIONOU!

Existem estratégias simples e ferramentas de acompanhamento que podem tirar você da crise e ajudará a ALAVANCAR a sua carreira.

Por isso, criei um guia para a realização profissional, que se você seguir na risca não tem como dar errado, porque é o mesmo que eu pessoalmente utilizo.

PASSO 1: CONSTRUÇÃO DA ESTRATÉGIA DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Apesar de existirem muitos fatores que contribuem para os altos níveis de infelicidade no trabalho, o mais crítico é a falta de um planejamento de carreira ou a falta de ter um, bem estruturado.

Muitos clientes me relatam que vão esperando as oportunidades acontecerem, seguem o “fluxo”.

O que tem de errado nisso? Seguindo este fluxo, permitimos que as empresas ou pessoas façam escolhas por nós.

Será que essas pessoas sabem o que é melhor para a nossa vida profissional?

Você precisa identificar a partir deste momento, que passo você omitiu por desconhecimento ou mesmo deixou de executar na sua trajetória profissional.Ao longo dos anos de trabalho, acumulamos mais habilidades e experiências, e a pergunta mais comum que nos fazemos racionalmente é: O que podemos fazer com estes novos conhecimentos e habilidades?

O mais comum é analisarmos superficialmente o mercado, identificarmos uma “solução tampão” e aí vamos pulando “de galho em galho”.

Quais foram os critérios de avaliação que você tem utilizado para realizar as suas mudanças no âmbito profissional nos últimos tempos?

O mais comum é olharmos para a remuneração, o segmento da empresa e a vaga que desejamos. Até aqui não tem nada de errado!

Mas onde encontra-se o erro?

Ele está em você querer continuar fazendo muitas vezes, a MESMÍSSIMA coisa em outra empresa, sendo que não aguenta mais fazer nem na empresa atual.

Eu sei que você vai responder, que usou como critério de avaliação a remuneração e tipo de empresa.

Estou trazendo esta reflexão com você, porque é o erro que muitos cometem.

Já ajudei muitos profissionais que estavam fazendo a mesma coisa por 10 anos e não entendiam porque não progrediam.

Estavam atrelados `a empresa, por ter a admiração de seus chefes, mas estavam insatisfeitos e adoecendo.

Hoje recomendo inclusive aos jovens que pensem em suas carreiras desde o início da faculdade. Engajando em atividades que possibilitem ter experiência em todas as áreas disponíveis no seu curso, esse é um processo de autoconhecimento. Não se acomode em apenas viver o essencial. Profissionais de sucesso são determinados e corajosos.

Independentemente de você ter começado de forma diferente desde o início, ainda é tempo para mudar.

Te sugiro estratégias mais eficientes. Para isso, se permita dar alguns passos para trás!

Você com certeza não vai se arrepender!

Ponto inicial, comece fazendo algumas perguntas críticas, incluindo: “Como eu quero me posicionar no mercado?” “O que eu quero criar?” “Como eu quero viver a minha vida a partir de agora?” ‘’Que impacto que eu quero gerar?’’ ‘’Onde eu quero estar daqui 5 anos ou 10 anos?’’ ‘’Como eu quero viver a minha aposentadoria?’’

Para tornar suas respostas mais organizadas sugiro que coloque suas respostas em uma ferramenta da sua escolha no seu computador.Coloque estas informações e em seguida alinhe suas habilidades, recursos e talentos necessários para você criar o que eu chamo de “Best Job for Now and Ever.”

PASSO 2: MOMENTO DE ESTRUTURAR

Como você vai construir o que você criou?

A estratégia de três passos para criar uma carreira satisfatória é a mesma para cada vez que você decidir embarcar em uma jornada diferente e, funciona para você que deseja  uma promoção em seu trabalho atual, para quem quer aumento salarial, um novo cargo, ou mesmo se você quiser sair do banco de investimento e ir vender pipoca ?

Uma vez que você se comprometeu a fazer a mudança, quer algo diferente para sua vida, vem A PARTE MAIS DIVERTIDA – entrar em ação na criação do novo cargo, nova oportunidade, mudança de empresa, etc.

E para isso você vai precisar mudar alguns pontos :

  • AUTODESCOBERTA

Aqui vale a pena ressaltar que, mais importante do que conhecer “o que” você quer construir a partir de agora, é entender o “por quê” você quer tal coisa.

Você precisa entender o que faz você sorrir autenticamente e o que faz seu coração bater mais forte.

Por exemplo se pergunte: ‘’Porque você quer um cargo melhor?’’ Não dê respostas básicas tipo, para ter mais dinheiro.

Explore!

O que você pretende fazer com mais dinheiro?  Crie uma meta, vai te fortalecer pra chegar onde você deseja.

Porque é importante pra você ter um cargo de destaque? Ou mesmo já pensou como seria ter um cargo de destaque?

Quais são as sensações, sentimentos e pensamentos que acompanham, só de ouvir isso!

O que você está procurando é o que você quer de verdade ou é apenas aquilo que sua visão permite enxergar até o momento?

Eu desejo que a partir deste momento, você desperte, seja AGENTE da sua escolha.

Se você busca um novo emprego, avalie o que você quer que ele te proporcione. Mais aventura, liberdade, flexibilidade, segurança, trabalho em equipe, impacto, status?

Você sabe o que as pessoas ao seu redor falam de você? Esses valores são usados como filtros para classificar possíveis novas oportunidades e corrigir falhas.

  • AMIZADES

O próximo passo é entrarmos em contato com as pessoas que conhecemos direta ou indiretamente, que podem nos ajudar a reunir as informações e os conhecimentos necessários para determinar se um plano de carreira em potencial está alinhado com as coisas que mais valorizamos.

Se você quer mais dinheiro, seja honesto, quanto você precisa ganhar para viver de acordo com o estilo de vida que você deseja?

Quais são os seus parâmetros de riqueza? Você não precisa se tornar Bill Gates se não quiser, mas pode se tornar um executivo de sucesso, dentro dos parâmetros pessoais do que considera como riqueza. Por isso, a importância de personalizar o seu.

Identifique e trate seus medos, pois também faz parte do desenho de uma carreira satisfatória, identificarmos os medos que temos sobre entrar num território desconhecido, este fator pode ser ter sido a peça fundamental da sua estagnação profissional.

Avaliar esses medos e suposições traz clareza nesta etapa.

São as crenças e suposições enraizadas no medo, que normalmente desempenham o papel de nos manter longe da carreira que queremos ter.

Conversas do tipo, eu sou muito velho, eu nunca fiz isso antes, é risco demais ou mesmo eu não conheço as pessoas certas!

Crenças baseadas em vivências de medo, de desilusão, de sentimento de falta, que são falsas ou simplesmente parâmetros antigos que precisamos abandonar e eliminar para a construção dos próximos passos.

Uma das grandes falas que ouço é algo como: “Eu não posso deixar esse trabalho. Eu tenho que pagar a educação das crianças.”

Agora aqui vai uma perguntinha franca pra você. O trabalho que você tem hoje é o único emprego no mundo que paga o que você está ganhando?

PASSO 3: ESTRATÉGIA PARA CRIAÇÃO DE NOVA OPORTUNIDADE

Mídia: Entre em comunidades participando de conversas. Monte ou atualize o currículo perfeito em um site como o LinkedIn.

O Google pode ser uma ótima fonte para o “como” nas táticas. Faça suas buscas, o site da “lovemondays” é um exemplo.

E quando você estiver participando destas comunidades, troque informações e insights com as pessoas que desejam entrar no seu setor, a contribuição nos faz sentirmos mais conectados com tudo, e assim você receberá os insights de pessoas que estão onde você quer chegar também.

Comunicação Interna: a partir deste momento é preciso entender a importância de contar a história de quem você está se tornando, e não quem você era antes.

Eu já ajudei muitas pessoas que estavam enfrentando problemas para mudar para cargos mais altos. Quando eu pedia a essas pessoas que me contassem sobre si mesmas, essas pessoas compartilhavam tudo a respeito das dificuldades que viviam na empresa, justificavam a falta de oportunidade, reclamavam sobre o chefe do presente ou do passado, sempre incompetente. Mas nunca mencionavam os elogios que haviam recebido, os resultados que já haviam gerado.

Assim que elas mudaram seus diálogos internos, o sucesso aconteceu.

Invista no seu Poder pessoal: O que é isso?

Poder pessoal engloba autoestima, autocontrole (soft skills), capacidade de gestão de tempo e engajamento. Quando reunidas e fortalecidas estas habilidades, o seu sucesso profissional é certo.

Saiba que as ferramentas mais importantes que você busca, encontram-se especialmente dentro de você e precisam ser potencializadas.

Tempo de delegar: o que você quer continuar fazendo e o que quer abandonar ou mesmo delegar? E o que você se sentiria mais feliz fazendo a partir deste momento?

Conheci um empresário de sucesso que centralizava tudo nas suas mãos, não tinha mais tempo para a família, não via mais os filhos, o casamento estava ruindo, com excesso de peso, a saúde deteriorando cada vez mais.

Até que sua esposa, num belo dia sentindo-se não só sobrecarregada, mas também exaurida, deu um xeque mate nele. A partir daquele momento, ele percebeu que muitas das coisas, as quais achava que somente ele poderia fazer, muitos dos seus funcionários tinham habilidade para realizar.

Será que esse não é o seu caso?

O que você decide valorizar a partir de agora? Será que não tem pessoas para te substituir para você poder se dedicar a coisas mais importantes e que realmente farão a diferença na sua carreira?

Se liberte do aprisionamento: Muitas pessoas me relatam que seus chefes dizem que elas são peças fundamentais na empresa. Mas o salário e o cargo não mudam nunca.

Com o tempo essa pessoa passa a sentir na pele o retrocesso profissional.

Todos nós precisamos ser reconhecidos e também valorizados.

A função do líder não deve se restringir a elogios frente a um bom desempenho. Motivar um time é sua função, mas mais importante que isso é dar oportunidade para que estas pessoas possam crescer juntas.

Livre-se de Desculpas:Deixe de lado estes clichés como história de crise, governo, disruptura no mercado. Gerencie para onde você está indo, mantenha seu foco.

Se estiver acontecendo isso com você, saia desta zona de segurança falsa que você se emaranhou e comece a procurar um emprego melhor. Ou mesmo foque nas oportunidades que estão acontecendo até bem próximo de você.

Caso você não mude seu foco, você permitirá que tudo isso te invada e certamente você será absorvido, e por fim, perderá a suas forças e a motivação.

Sua autoestima sofrerá esse impacto, RECLAMAR será sua única saída. Foi exatamente o que aconteceu comigo em um determinado momento da minha carreira.

Contribuição: Nenhuma boa história termina quando o herói ou a heroína vence a guerra ou mata o dragão. Ele termina quando o protagonista volta para a comunidade de onde veio para compartilhar a recompensa que ganhou.

Agora, faça a seguinte pergunta a si mesmo: COMO e PARA QUEM você pode ou gostaria de contribuir?

Eu respondi a todas estas perguntas e cheguei a conclusão de que eu poderia orientar alguém que estava em uma jornada semelhante a que vivi no passado e ajudá-lo a encurtar seu caminho.

E você?

Espero que todas estas dicas ajudem você a viver uma carreira de sucesso!

Envie este artigo para todas as pessoas que você admira e tem carinho, que estão precisando desta contribuição.

Good Vibes,

Veja mais artigos

capa-ativacoes

Descubra Nesse Livro Digital Gratuito Como Usar A Poderosa Técnica "PAM" Para Acelerar 4x Mais A Realização dos Seus Desejos

Faça o download gratuito agora!

Preencha os campos abaixo